Como usar papel de parede na cozinha

04 out Como usar papel de parede na cozinha

Usar papel de parede na cozinha está na moda, mas requer alguns cuidados. Veja as dicas da arquiteta Bianca da Hora de como usar papel de parede na cozinha e deixe sua casa ainda mais bonita com essas ideias!

Papel de parede para cozinha

Fonte: Houzz

Durante muito tempo, usar papel de parede na decoração da casa era considerado “coisa de avó”. Felizmente, com as mudanças nas tecnologias de produção e instalação deste revestimento, o papel de parede retornou a moda com tudo e tem sido utilizado na decoração de todos os cômodos, inclusive na cozinha!

A instalação do papel de parede é uma forma prática e fácil de mudar o visual de um cômodo instantaneamente e sem gastar muito dinheiro. O papel de parede é tão fácil de usar que muita gente nem contrata mão de obra especializada para fazê-lo. Quem deseja enriquecer a decoração da cozinha sem muito trabalho pode investir em papel de parede sem medo.

E a cozinha, sendo um dos cômodos mais importantes da casa, merece essas mudanças. Afinal, muita coisa acontece nela! Esse é o espaço em que muitas famílias se reúnem, fazem ótimas comidas e refeições, colocam a conversa em dia, recebem os amigos, dentre outras coisas.

Por isso, na hora de escolher os revestimentos deste cômodo, optar por produtos próprios para cozinha é fundamental para uma boa durabilidade. Essa é uma área que passa constantemente por limpezas, além de ser exposta a gordura quase diariamente durante o cozimento dos alimentos e, por isso, merece sim tratamento especial.

Papel de parede delicado para cozinha

Fonte: Houzz

Muita gente se preocupa muito com o piso da cozinha e a quantidade de armários. Mas não dá a atenção que deveria para os revestimentos de parede. E quem deseja usar papel de parede na cozinha precisa de atenção redobrada na hora de comprar o material.

Afinal, nem todo papel de parede foi feito para ser usado na cozinha. Ao escolher um papel de parede é importante ver todas as suas especificações para saber se ele pode ser utilizado em ambientes úmidos, que é o caso da cozinha.

A principal característica de um papel de parede para cozinha é ser impermeável. Isso fará com que o material não absorva a água que chega até ele, mantendo sua aparência como nova por muito tempo.

Além disso, para ser instalado na cozinha, o papel de parede deve possuir alta durabilidade. Em ambientes de grande circulação a durabilidade do revestimento é importantíssima. Temos o costume de nos apoiar nas paredes, o que tende a deixá-las sujas. O toque constante pode, inclusive, fazer o papel perder a cor e ficar manchado se ele não for de alta resistência.

Papel de parede florido

Fonte: Houzz

Outra característica importante em relação a utilização do papel de parede na cozinha é saber se ele é lavável, pois este é um cômodo que demanda limpeza constante. Felizmente, atualmente a maioria dos papéis de parede são laváveis, o que pode aumentar o leque de opções de quem deseja utilizar este item na decoração da cozinha.

Se você já se decidiu em acrescentar esse revestimento à decoração da sua cozinha, saiba que ele pode melhorar a segurança da sua casa. Isso porque a maioria dos papéis de parede são antichamas e, no caso de acontecer algum acidente com fogo na cozinha, o material pode ajudar a bloquear as chamas.

Mas lembre-se que mesmo os papéis de parede próprios para áreas úmidas não devem ficar molhados por muito tempo. Portanto, se o seu papel molhou ou ficou respingado, vale a pena secá-lo o quanto antes. E pense bem antes de instalar papel de parede próximo a pia, pois este é um local difícil de manter seco e que costuma ficar úmido constantemente.