Decoração para Sala Pequena

21 ago Decoração para sala pequena

Casas e apartamentos estão cada vez menores e, em consequência disso, os cômodos são menores e mais estreitos. Muitos destes cômodos assemelham-se a corredores, o que torna o trabalho de decoração um pouco mais complicado. Imagine, então, ter que criar uma decoração para sala pequena e incluir sofá, mesa de centro e até poltronas?
Foi por causa desta dificuldade encontrada por muita gente que a arquiteta Bianca Da Hora organizou uma série de dicas de decoração para este tipo de sala, para sua casa ficar funcional e bonita, da forma que você sempre sonhou!

Decoração para sala pequena

 Fonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

• Comece escolhendo a cor das paredes. Para cômodos menores, recomenda-se cores claras, que ampliam visualmente o espaço e refletem melhor a luz. Claro que você pode e deve usar cores na decoração, mas prefira adicionar cor ao ambiente através do uso de acessórios decorativos coloridos, que além de bonitos e elegantes, também ajudam a imprimir personalidade ao cômodo.
• Um acessório decorativo que ajuda bastante a criar amplitude visual numa sala estreita é o espelho, pois, ao refletir o cômodo, temos a sensação de que o espaço dobrou de tamanho. Para conseguir este efeito, o espelho deve ser mantido sempre limpo.
Acessórios decorativos são coringas em qualquer decoração. No entanto, não é recomendado utilizar um monte deles no mesmo ambiente, pois pode deixar o espaço com uma poluição visual desnecessária. Além disso, quanto mais acessórios, maior será o trabalho na hora de limpar a casa.

 

Decoração para sala pequena

Fonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Salas pequenas são possíveis de decorar, desde que a escolha dos móveis seja feita de forma consciente. Ao invés do tradicional conjunto de sofás, vale a pensa investir em uma única peça, de cor neutra e com boa qualidade, mas que tomará menos espaço. Se você preferir sofás com chaise, opte por um retrátil, que não tomará muito espaço de circulação quando não estiver sento utilizado.
Móveis sob medida são sempre uma ótima opção para quem não tem muito espaço, pois eles encaixam-se perfeitamente no local disponível. Para valorizar o ambiente, escolha peças com acabamento diferenciado e de ótima qualidade. E, como o intuito é fazer a decoração para sala pequena economizando espaço, aproveite para pendurar a televisão na parede e esconder a fiação e outros acessórios multimídia no painel.
• Cuidado ao escolher mesas de centro e poltronas, pois elas devem entrar na decoração de forma que não atrapalhem a circulação do cômodo. Uma ótima opção é, ao invés das mesinhas de centro tradicionais, utilizar banquinhos ou puffs. Além de deixar a decoração original, eles também podem ser utilizados como acentos extras na hora de receber visitas. No caso de salas muito pequenas, considere utilizar uma mesa lateral.

Decoração para sala pequena

Fonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

• Em cômodos pequenos, as janelas devem ser mantidas sempre desobstruídas, para garantir a entrada de luz natural e circulação do ar, deixando o ambiente mais arejado. Ao tampar as janelas de salas pequenas, pode-se criar uma sensação de claustrofobia indesejada. Portanto, utilize cortinas ou persianas de materiais leves. Se a casa tiver crianças ou animais e precisar ter proteção nas janelas, dê preferência à telas ao invés de grades.
• Salas pequenas e compridas acabam com algum ponto subutilizado. Neste caso, considere aproveitar este canto colocando uma mesa de jantar redonda. Dessa forma, cria-se uma ótima área para refeições.
• Capriche na iluminação para não deixar o cômodo escuro e soturno. Um bom projeto de iluminação valoriza, e muito, qualquer cômodo, por menor ou mais estreito que ele seja.
Com esta série de dicas de decoração para sala pequena, fica bem mais fácil começar o seu projeto!