Qual o piso ideal para sala

03 out Qual o piso ideal para sala

Com o crescimento da oferta de pisos e revestimentos é cada vez mais difícil descobrir qual o piso ideal para sala. O que levar em consideração na hora de comprar o material? Quais características são mais importantes? Seguem algumas dicas:

Piso para sala

Fonte: Da Hora Arquitetura

No Brasil, é bem comum a utilização de pisos frios na casa toda, afinal moramos em um país tropical. Revestimentos como cerâmicas, porcelanas e porcelanatos contribuem bastante para deixar os ambientes um pouco mais frescos.

No entanto, essas não são as únicas opções. Pisos de madeira, laminados e vinílicos também são muito bonitos e podem ser utilizados para transformar a sala em um recanto charmoso e aconchegante.

Como a sala é sempre um ambiente movimentado, o piso escolhido para este cômodo deve ser resistente e fácil de limpar. O porcelanato, por exemplo, se transformou no queridinho de arquitetos e decoradores devido a sua versatilidade e durabilidade. Atualmente existem porcelanatos de alta performance que conferem muita beleza ao espaço.

O porcelanato é fácil de limpar e pode ser encontrado em tamanhos, cores e padrões variados. Por isso, se você deseja a aparência e aconchego da madeira, mas não quer abrir mão de usar um piso frio para refrescar o ambiente, pode escolher um porcelanato inspirado nas cores e veios da madeira.

Piso ideal para sala

Fonte: Da Hora Arquitetura.

Os pisos cerâmicos também são resistentes, bonitos e fáceis de limpar, além de terem valor bastante acessível. A facilidade de encontrar em diferentes tamanhos, cores, formatos e texturas faz com que o torne muito usado na decoração da sala.

Essa também é uma boa opção para quem quer melhorar o conforto térmico do ambiente, tendo em vista que as cerâmicas ajudam a manter a temperatura mais baixa nos locais em que é instalada.

Os pisos cimentícios são opções modernas e bonitas para revestir o chão da sala. Sua aparência moderna e mais despojada dá personalidade ao ambiente e pode deixar o piso livre de emendas. Quem não gosta da versão fosca dos cimentícios pode aplicar uma película protetora brilhante sobre ele, deixando-o ainda mais interessante.

Já quem busca uma opção mais clássica, os pisos de madeira ou laminados podem ajudar a criar esse clima mais aconchegante e elegante. Os pisos que têm madeira como base não costumam absorver muito calor ou frio, o que pode torná-los mais agradáveis ao toque. Por outro lado, durante as épocas quentes, eles contribuem pouco para refrescar o ambiente.

Piso de madeira

Fonte: Da Hora Arquitetura.

Ao escolher um piso de madeira é importante verificar sua procedência, para saber se a madeira utilizada é de reflorestamento ou de demolição, e se ele está tratado contra pragas e umidade, o que garantirá uma longa vida mais útil.

Manter o piso de madeira como novo não é difícil: basta varrê-lo com uma vassoura macia e passar um pano umedecido sobre a superfície. Em seguida, passe um pano seco para dar acabamento. É importante não deixar que água se acumule sobre a madeira, para que ela não se degrade ou apodreça.

Outra opção para quem busca um piso com aparência de madeira são os vinílicos. Apesar de ser possível encontrar pisos vinílicos com diferentes texturas, eles geralmente imitam madeira, o que pode conferir a sala um visual bem aconchegante para a sala.

Quem busca requinte e elegância pode, ainda, investir em pisos feitos de mármore ou granito. Como mármore, apesar de durável, é muito poroso e tende a manchar com facilidade, é mais comum se usar granito no piso, que também é mais fácil de limpar, pois o material não costuma absorver água com rapidez.

Tipos de revestimentos

Fonte: Da Hora Arquitetura.

Há ainda a opção de revestir o piso da sala com carpete. Ao contrário do que muita gente pensa, o carpete não contribui com o surgimento de alergias ou problemas respiratórios. Quando limpos e conservados corretamente, o carpete consegue segurar as partículas que ficam sem suspensão tornando o ar do ambiente mais limpo.

Os carpetes também possuem propriedades antiderrapantes e absorve bem impactos, além de impedir que sons se propagem, fazendo com que os barulho de sapatos contra o assoalho não incomode.

Agora que você já conhece vários tipos de revestimentos fica bem mais fácil escolher o piso ideal para a sua sala!